SISU 2018: Inscreva-se!

Você sabia que utilizando a sua nota do ENEM é possível estudar em uma instituição de ensino público? Isso é possível graças ao SISU 2018. Quer saber como funciona e como se cadastrar no SISU 2018? Então, continue conosco e não perca essa chance!

SiSu 2018
SiSu 2018

SISU 2018: O Que é e Como Funciona?

SISU significa Sistema de Seleção Unificada. Esse nome pode parecer confuso, mas nada mais é do que um sistema de gerenciamento das vagas que as instituições públicas oferecem aos candidatos que participaram do ENEM. Quem gerencia esse sistema é o MEC (Ministério da Educação).

Diferente de outros processos de ofertas de vagas, o SISU ocorre em uma única etapa onde o candidato faz a sua inscrição optando por concorrer às vagas mais concorridas ou àquelas destinadas as políticas afirmativas.

É importante destacar que o candidato poderá mudar suas opções até o último dia de inscrição.

O processo de seleção do SISU se dá por meio da escolha dos candidatos mais bem classificados em cada curso. Essa classificação é feita de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim que o candidato é selecionado, ele deverá realizar a sua matrícula na instituição no período que lhe for informado para efetivar assim a sua vaga.

Cada instituição receberá do próprio SISU uma lista de espera que deverá ser usada para as vagas remanescentes.

Se você sonha em estudar em uma instituição pública, não perca essa chance e realize a inscrição Sisu!

SISU 2018: Notas do ENEM

Você deve estar se perguntando como o SISU 2018 vai utilizar a sua nota do ENEM, não é mesmo? A resposta é bem simples.

Assim que você acessa o Sistema de Seleção Unificada, o SISU automaticamente tem acesso às notas que você obteve no ENEM através do seu login e senha.

Algumas instituições de ensino adotam pesos diferenciados para as notas do ENEM em determinados cursos. Quando isso ocorrer, a sua nota será automaticamente calculada de acordo com o que estipula a instituição.

SISU 2018: Resultado e Matrícula

O candidato que se inscreveu e quer acompanhar o resultado do SISU 2018 deve consultar o Boletim de Acompanhamento disponível no site oficial do SISU clicando aqui, na Central de Atendimento do MEC cujo telefone é 0800 616161 ou nas instituições participantes.

O candidato que for selecionado deverá acompanhar todas as informações em relação a matrícula e seus prazos no site do SISU ou na instituição pública que vai estudar. Perder o prazo da matrícula implica na perda de vaga. Fique atento!

SISU 2018: Inscrição

As inscrições para o SISU 2018, como nós dissemos, é feita com o número de inscrição do ENEM e a sua senha, pelo site oficial. Caso tenha perdido esses dados, basta acessar o site do ENEM e recuperá-los.

A inscrição para o SISU é gratuita, não podendo ser cobrada nenhuma taxa, pois é feita diretamente pelo Sistema.

inscrição SiSU

Documentos para Inscrição

Não é exigido nenhum documento para a sua inscrição, você deverá apenas informar os dados da inscrição no ENEM.

Lembre-se: as inscrições para o SISU 2018 ainda não foram abertas. Fique atentos logo no início do ano ao prazo de abertura dessas inscrições.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *