Data das Inscrições do Enem 2019

O Ministério da Educação publicou, na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial da União, o edital com as regras da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. As provas serão realizadas em 24 e 25 de outubro, e as inscrições serão abertas às 10h da próxima segunda-feira, dia 25 de maio.

O Exame Nacional de Ensino Médio, muito conhecido apenas por sua sigla Enem, é anual. O processo de inscrição atualmente é feito online e com pagamento de taxa. Mas alguns alunos possuem isenção na taxa de inscrição do Enem. Saiba mais!

Como funciona e para que serve o Enem?

Quem possui mais de 30 anos deve ter feito o Enem apenas como opcional. O exame era uma forma de medir a qualidade do ensino do Brasil mas não era obrigatório. Passou a ajudar na nota da primeira fase do vestibular em meados de 2003 e só nos últimos cinco anos ganhou uma grande importância.

Hoje o exame elaborado e aplicado pelo Ministério da Educação serve tanto para medir a qualidade de ensino como vestibular para muitas instituições do Brasil. As universidades federais adotaram em peso a prova como sua primeira fase com enorme sucesso e as privadas possuem os dois processo seletivos.

Os programas governamentais também usam o exame, por isso o Enem é de suma importância para quem quer ter benefícios na educação. A nota do Enem é válida e obrigatória para:

  • o Fies;
  • o ProUni (bolsas de estud0).

Quem tem direito a isenção do Enem?

O pagamento do Enem é uma taxa única a ser paga em qualquer banco até o limite da data inscrição. O cadastro é feito por meio do site oficial do exame.

Alguns interessados em fazer a prova podem não pagar a taxa. São os isentos por direito, que são eles:

  • Concluinte do ensino médio 2017 concluinte em escola pública;
  • Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Estudante que tenha uma renda familiar de até um salário e tenha sido bolsista no ensino médio;
  • Família de até três salários que esteja no Cadastro Único.

Se o candidato ao Enem não estiver em nenhuma das categorias descritas acima a isenção não é aceita e deve-se pagar o boleto normalmente. Caso o boleto tenha vencido então é necessário voltar ao site e solicitar um segundo documento, desde que o prazo de inscrição já não esteja encerrado.

Como solicitar isenção na taxa de inscrição do Enem

Quem possui direito a inscrição possui apenas algumas modificações para se cadastrar na Página do Participante Enem 2019. O primeiro passo é fazer o seu cadastro no site oficial do exame. É necessário informar todos os dados pessoais e enviar para a organizadora.

No momento de solicitar o pagamento é só clicar em “isenção de taxa” e preencher o formulário na tela com as informações. Todos os dados serão analisados por CPF pelo sistema e se a isenção for aceita, será informada no site.

O prazo dos isentos é diferenciado. A inscrição fica pendente e caso seja aceito o pedido de isenção ele vai para o site como pago. Caso não, é avisado por e-mail ou no próprio site no cadastro pessoal e o boleto fica disponível para pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *