Estímulo à leitura e educação

O SIIG (Sistema Integrado de Informações Gerenciais) está chegando aos dez estados das regiões Norte e Centro-Oeste. A previsão é que já no primeiro trimestre do próximo ano o sistema esteja sendo implantado na maioria das secretarias. Com a informatização dos órgãos, as secretarias de Educação terão melhores condições para monitorar desde o quadro de docentes até gastos com energia, água e telefone.

Se você deseja realizar um curso, em qualquer nível que seja, poderá se inscrever no Educa Mais Brasil 2019, programa criado com a intensão de auxiliar os jovens com menos condições a continuarem seus estudos.

O SIIG representa uma grande evolução para as secretarias, já que em recente visita aos estados os consultores encontraram um cenário ruim. Muitas das secretarias não são informatizadas, e as que são possuem computadores obsoletos e não têm estrutura de rede, o que dificulta o fluxo de informações.

Além disso, poucas têm coordenações específicas de informática e falta um modelo de gestão de informações próprios para a educação. “O sistema geralmente usado é da Secretaria da Fazenda, o que não atende de forma eficaz e completa às particularidades dos órgãos de educação”, aponta Marcos Suassuna, consultor do Sistema.

“A informatização proporcionada pelo SIIG será muito importante. Minha realidade, ainda hoje, é lidar com pastas suspensas, arquivos e muitos papéis. Agora o serviço será mais ágil e eficaz”, prevê Tamara Vasconcelos de Azevedo, chefe de Serviços Gerais da Secretaria de Educação de Rondônia.

Ao todo o Sistema atua em oito módulos: normatização e legalização, recursos humanos, materiais e patrimônio, engenharia, planejamento, apoio jurídico e administrativo e nas áreas financeira e educacional.

Jorge Constantino Araújo, coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação de Goiás, acha que a principal vantagem do SIIG é facilitar o planejamento das ações. “Com a organização de informações, tomaremos decisões com base na realidade. Além disso, estamos prevendo uma redução de 73% em nossos custos”, afirma.

Se você não possui tempo e não tem como se locomover até uma instituição de ensino, mais uma grande vantagem desse programa é o Educa Mais EAD, que fornece ensino à distância em diversos cursos, assim, não há mais nenhuma desculpa para você não estudar.

Planejamento

Até a data de início de funcionamento do Sistema os secretários estaduais de educação, os coordenadores estaduais do fundescola e os técnicos das secretarias estarão envolvidos na discussão do SIIG e na elaboração do Plano Diretor de Informática (PDI).

Um dos primeiros passos para a implantação do Sistema foi a ida de um consultor às secretarias estaduais do Norte e Centro-Oeste, este ano, para entrevistar os técnicos responsáveis por cada uma das áreas em que o SIIG atuará. Segundo Marcos Suassuna essas visitas serviram para conhecer as especificidades de cada estado, o que possibilita uma melhor adaptação do Sistema às demandas.

A inscrição Educa Mais Brasil pode ser feita através do site oficial do programa, basta acessar a página e seguir as instruções corretamente.

O objetivo é desenvolver softwares que atendam às exigências comuns de informação das dez secretarias, estabelecendo um único projeto para todas, o chamado Projeto Coletivo. Também foram realizadas reuniões para levantar o perfil das secretarias e a agenda de trabalho.

O resultado das discussões e dos trabalhos conjuntos resultarão no PDI. “O Plano norteará as ações de informatização das secretarias, delineando objetivos e traçando caminhos para obtê-los”, diz Suassuna. A previsão é que até dia 15 de dezembro os PDI das dez secretarias estejam prontos.

O processo de informatização feito pelo SIIG compreende a aquisição de microcomputadores e softwares, criação de equipe de informática, elaboração e instalação de projetos de rede, desenvolvimento de softwares para funções operacionais, estratégicas e gerenciais, e o treinamento de recursos humanos para a utilização dessas novas tecnologias. Além da simples informatização, uma das principais vantagens do SIIG é o estabelecimento de uma cooperação entre as diferentes áreas das secretarias de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *