Seguro Viagem: Indispensável!

Sempre que nos preparamos para uma viagem deveríamos fazer um check-list, uma lista com o que levar e, principalmente, o que não esquecer.

Escova de dente. Ok. Tênis já amaciado. Ok. Roupa para frio. Ok. Casaco. Ok. Seguro viagem. Ops! Esqueci…dos itens acima, diria que o seguro viagem é o mais importante. Claro, se você vai a São Petersburgo na Rússia em pleno inverno é bom não esquecer o casaco também.

Seguro Viagem
Seguro Viagem

É muito importante que você esteja seguro quando for viajar, mas no dia a dia a segurança também é necessária. Por isso, existe o seguro obrigatório DPVAT, que deve ser pago todos os anos junto ao IPVA. Esse seguro é destinado para vitimas de acidentes de trânsito.

Muitas pessoas só se dão conta de que deveriam ter feito um seguro viagem quando, infelizmente, algo acontece em sua viagem dos sonhos. Com a facilidade em se contratar esse serviço, o seguro viagem virou item obrigatório em qualquer lista de viagem. Afinal, o dinheiro que você gastaria em seu passeio deveria ser em presentes e não em caríssimas contas de hospital ou clínicas médicas. Imagine quantos perfumes, em Paris, você compraria com 30mil dólares?

Vamos esclarecer um pouco mais como funciona o seguro viagem.

  • Primeiro, vai a dica: antes de viajar faça um check-up completo com seu médico.
  • Segundo: entre em contato com seu plano de saúde para ver se na região onde você vai estar há cobertura.

Em seguida verifique com seu cartão de crédito se ele disponibiliza seguro viagem. Caso sejam negativas as respostas anteriores, você terá que contratar mesmo um seguro. Alguns países da Europa que assinaram o Tratado de Schengen exigem que os visitantes portem seguros-saúde com cobertura mínima de 30 mil euros para adentrar suas fronteiras. Se for praticar esportes radicais, é preciso a cobertura contra acidentes.

Quando acontece um acidente em São Paulo, o condutor do veículo deverá acionar o DPVAT 2019 SP, para que o mesmo se encarregue de pagar a indenização para a vítima cobrir todas as suas despeças. Mas, lembre-se de manter o seu imposto em dia.

Mas como funciona o seguro-viagem?

Simples, da mesma forma que funciona o seu plano de saúde aqui no Brasil. Se você adoecer ou precisar de uma consulta com um médico a empresa paga suas despesas. E mais: normalmente o seguro viagem disponibiliza outros benefícios como assistência para extravio de bagagem, assessoria jurídica, perdas de documentos e cartões de crédito, traslados por motivo de enfermidade ou acidente, assistência a atrasos ou cancelamentos de vôos. Cada empresa oferece seus próprios serviços, então pesquise muito bem.

Antes de contratar o seguro, verifique se a empresa oferece cobertura odontológica e de remédios e, principalmente, qual o teto, o máximo que o plano cobre com os gastos médicos e se ele, inclusive, cobre internação. Então, atenção na hora de assinar o contrato.

Mas, com tantas opções no mercado, qual a melhor? Particularmente, e sugiro a todos, que de preferência aquelas operadoras com atendimento 24h e falado em português, afinal, em momentos críticos o melhor mesmo é falar sua língua nativa. E, mesmo que gaste um pouco mais, contrate o plano com limite maior e com transporte emergencial.

Não esqueça de verificar também se existem médicos e hospitais credenciados próximos dos locais onde você vai estar em sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *