Home Cinema & TV 5 melhores filmes com deuses nórdicos

5 melhores filmes com deuses nórdicos

by Logan Nelson

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Com Thor: Amor e Trovão já abrindo com a segunda maior bilheteria de 2022, mostra que Thor é um dos personagens mais populares e amados do Universo Cinematográfico Marvel. Mas muitos podem não saber que o retrato de Chris Hemsworth do adorável e encantador herói está muito longe de sua descrição na mitologia nórdica tradicional.

De fato, muitos filmes tentaram criar interpretações mais fiéis dos deuses nórdicos, substituindo a comédia e a ação cósmica por recriações corajosas e autênticas dos mitos originais. De ferozes adoradores vikings ao reino de Valhalla, esses filmes envolvendo deuses nórdicos fazem uma pausa nas aventuras do Deus do Trovão.

Confira abaixo os 5 melhores filmes com deuses nórdicos:

O Homem do Norte

O diretor Robert Eggers admira a mitologia autêntica, recontando a história grega de Prometeu em O Farol. Seu último lançamento é O Homem do Norte, que já se consolidou como um dos melhores filmes de 2022. Segue Amleth de Alexander Skarsgård, um viking que toma um caminho de vingança depois de perder seus pais e ser traído por seu tio, o que mostra um pouco de uma influência shakespeariana com sua história.

Ao longo da jornada, Amleth encontra visões de videntes, profetas nórdicos que praticavam magia negra e Valquírias, combatentes divinos que transportam as almas dos caídos para Valhalla, um reino viking celestial. O filme é repleto de imagens surreais e sequências de ação oníricas, que fazem referência ao uso de drogas psicodélicas que os vikings usavam durante esse período.

O Homem do Norte é um dos maiores filmes da atualidade a possuir deuses nórdicos.O Homem do Norte é um dos maiores filmes da atualidade a possuir deuses nórdicos.
Imagem: Divulgação

O Guerreiro Silencioso

Antes de Nicolas Winding Refn apresentar Ryan Gosling e sua icônica jaqueta de escorpião ao mundo com Drive, sua colaboração anterior com Mads Mikkelsen leva o espectador 900 anos atrás, onde Caolho, um homem escravizado, escapa de uma força norueguesa com um menino que também foi capturado. Eles encontram um grupo de invasores nórdicos que descobrem que ele pode ser um nativo de Hel.

Este ponto principal da trama é uma referência a Hel sendo um deus nórdico e o nome de um local. Como lugar, é um reino para o qual os vikings vão quando não morrem no campo de batalha. Como um deus nórdico, Hel era conhecido por muitos vikings como a filha de Loki, o deus do mal. Outras secções de Hel incluíam o reino de Niflheim e Nastond, uma prisão para criminosos e pecadores.

Imagem: Divulgação

Sugestões para você

O Máskara

O Máskara apresenta Jim Carrey em um de seus papéis mais marcantes – um trapaceiro de rosto verde que causa estragos humorísticos em boates e gângsteres sem noção quando seu alter ego, Stanley Ipkess, veste uma máscara criada por Loki. Vários personagens usam a máscara de Loki no filme, com suas personalidades mudando de acordo com seus desejos internos.

Embora a máscara de Loki não seja retratada na mitologia nórdica original, ela se correlaciona com sua reputação como um “Deus Malandro” durante a Era Viking. Suas habilidades para mudar de forma e escapar da morte certa se estendem aos poderes da máscara e salvam Stanley em momentos perigosos de perigo.

Mesmo que inconscientemente, Máskara é um dos filmes a possuir deuses nórdicos.Mesmo que inconscientemente, Máskara é um dos filmes a possuir deuses nórdicos.
Imagem: Reprodução

Midsommar

Midsommar é um filme com tantas referências à mitologia e práticas ritualísticas que os espectadores podem assisti-lo repetidamente e descobrir algo novo a cada vez. O filme segue Dani, uma jovem que, sem saber, entra na residência de um culto com seus amigos após um incidente traumatizante.

Há uma presença significativa de runas antigas, uma das quais é uma referência ao deus nórdico, Tyr, e pode ser encontrada na camisa de Christian. Tyr é conhecido como um Deus do Derramamento de Sangue e Deus da Justiça. Embora possa ser argumentado como uma metáfora para alguns aspectos do relacionamento de Dani e Christian, pode ser tomado literalmente como uma homenagem à mitologia nórdica.

Imagem: Reprodução

Ragnarok

Ragnarok é um filme de aventura norueguês que aborda o apocalipse nórdico titular através dos olhos de um arqueólogo chamado Sigurd, que acredita que sua pesquisa histórica poderia ser auxiliada pela exploração da Noruega. Ele encontra mais do que esperava quando fica cara a cara com um Jormungandr.

Jormungandrs e Ragnarok estão conectados entre si na mitologia nórdica original. Acredita-se que a serpente do mar prendeu sua boca ao final de sua cauda ao redor do mundo e, quando se soltar, resultará no fim do mundo.

Imagem: Divulgação

Related Posts