person holding book sitting on brown surface

O Poder Transformador da Leitura: Desenvolvimento Pessoal e Social

A leitura é uma das atividades mais importantes e benéficas para o ser humano, pois ela proporciona diversos benefícios para a mente, o corpo e a alma. A leitura é uma forma de adquirir conhecimento, de ampliar o vocabulário, de melhorar a escrita, de estimular a criatividade, de exercitar a memória, de desenvolver o senso crítico, de aumentar a concentração, de reduzir o estresse, de relaxar, de divertir, de emocionar, de inspirar, de transformar.

A leitura é também uma forma de entrar em contato com diferentes culturas, épocas, lugares, pessoas, ideias, sentimentos, experiências, perspectivas, que nos fazem sair da nossa zona de conforto e nos abrem para novas possibilidades. A leitura é uma forma de viajar sem sair do lugar, de se conectar com o outro, de se reconhecer no outro, de se colocar no lugar do outro, de se identificar, de se compreender, de se respeitar, de se aceitar, de se expressar, de se comunicar.

A leitura é, portanto, uma forma de se desenvolver pessoal e socialmente, de se tornar uma pessoa mais informada, mais culta, mais inteligente, mais criativa, mais crítica, mais concentrada, mais tranquila, mais feliz, mais inspirada, mais transformadora. A leitura é uma forma de se tornar uma pessoa melhor, para si mesmo e para o mundo.

Mas, para que a leitura tenha todos esses efeitos positivos, é preciso que ela seja feita com frequência, com interesse, com prazer, com curiosidade, com atenção, com reflexão, com diálogo, com diversidade. É preciso que a leitura seja feita com amor.

person reading book on brown wooden table taken at daytome

Por isso, eu convido você a ler mais, a ler de tudo, a ler sempre. Eu convido você a descobrir os livros que te interessam, que te desafiam, que te encantam, que te ensinam, que te emocionam, que te transformam. Eu convido você a compartilhar os livros que você lê, que você gosta, que você recomenda, que você critica, que você cria. Eu convido você a fazer da leitura um hábito, um hobby, uma paixão, uma missão.