Home Geral Agência espacial europeia interrompe cooperação com Rússia em missão para explorar Marte

Agência espacial europeia interrompe cooperação com Rússia em missão para explorar Marte

by Logan Nelson
Missão exploratória de Marte contava com participação russa

Missão exploratória de Marte contava com participação russa Divulgação/ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciou que está interrompendo definitivamente a cooperação com a Rússia na missão ExoMars, que havia sido suspensa há vários meses, depois da invasão na Ucrânia, o que provocou indignação na agência espacial russa.

Na noite de terça-feira (12), o diretor da ESA, Josef Aschbacher, anunciou em um tweet que foi encarregado por seu conselho “a encerrar oficialmente” a cooperação com a agência russa Roscosmos na missão ExoMars.

“As circunstâncias que levaram à suspensão desta cooperação — a guerra na Ucrânia e as sanções provocadas pela mesma — seguem prevalecendo”, afirmou. Questionada pela AFP, a ESA não comentou nada sobre o anúncio.

Em 17 de março, a agência espacial que reúne 22 países europeus havia anunciado a suspensão da missão que planejava o lançamento, no segundo semestre de 2022, de um rover (veículo de exploração espacial) da ESA com destino a Marte, por meio de um lançador e de um módulo de pouso russos.

Ao denunciar o que classificou de “sabotagem”, o chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, pediu à tripulação russa da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) que “deixasse de trabalhar” com o braço robótico da ESA dedicado ao segmento russo da estação orbital, que acaba de ser instalado.

“Josef Aschbacher […] está disposto a responder sobre a sabotagem de uma missão marciana conjunta?”, afirmou Rogozin no Telegram. “Da minha parte, ordeno à nossa tripulação na ISS interromper os trabalhos com o manipulador europeu ERA”, acrescentou.

Lançado em julho de 2021, após muitos atrasos, o braço telescópico robotizado ERA (Braço Robótico Europeu, em tradução livre) foi instalado há alguns meses na parte externa do módulo da estação.

Com 11 metros de comprimento, o equipamento facilita a realização de tarefas de manutenção e de instalação de equipamentos, especialmente no setor russo.

Related Posts