Home Viagens Anvisa mantém uso de máscara em aviões, mas libera serviço de bordo

Anvisa mantém uso de máscara em aviões, mas libera serviço de bordo

by Logan Nelson

Os protocolos contra a Covid-19 vão ser flexibilizados em aeroportos e em aviões no Brasil a partir de 22 de maio. Nesta quinta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a informação de que o uso de máscara vai ser mantido, mas aprovou a volta de serviços como a alimentação a bordo.

A pasta tomou a decisão por causa de um decreto do Ministério da Saúde que deu fim ao estado de calamidade pública em decorrência da Covid-19. Segundo a agência, a atualização das regras foi possível por causa do desenvolvimento de vacinas contra a doença e do avanço da vacinação no Brasil.

O diretor da Anvisa Alex Campos destacou que “as flexibilizações só foram viáveis devido à manutenção do uso de máscaras de proteção individual nesses ambientes [aeroportos e aeronaves]”.

“As medidas precisam ser paulatinas, os riscos precisam ser continuamente avaliados. As camadas de proteção visam permitir o acompanhamento dos benefícios trazidos por novas medidas implementadas, assim como dos eventuais riscos associados”, afirmou.

Novas medidas

As novas regras permitem retirar a máscara para comer. O transporte de passageiros volta a ter capacidade máxima nos aviões e nos ônibus usados para embarque e desembarque no pátio dos aeroportos. A Anvisa manteve o distanciamento físico entre passageiros, sempre que possível, e o desembarque por fileiras.

Related Posts