Home Economize Apple e outras gigantes sofrem investigação por uso de ouro ilegal do Brasil

Apple e outras gigantes sofrem investigação por uso de ouro ilegal do Brasil

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Investigação suspeita de compra de ouro ilegal por gigantes de tecnologia. Confira mais sobre o que disse a Polícia Federal sobre o caso

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Polícia Federal abriu recentemente uma investigação de compra de ouro ilegal no Brasil. Na ação, estão envolvidas as empresas Google, Amazon, Apple e Microsoft. Segundo as informações divulgadas, há suspeita de que um refinador italiano comprou ouro ilegalmente na região da floresta amazônica, fornecendo o item para as empresas de tecnologia citadas. Então, para saber mais sobre o caso, confira a seguir.

Gigantes de tecnologia e a investigação por uso de ouro ilegal

Dessa forma, segundo os registros das quatro empresas, a compra do ouro aconteceu diretamente da empresa privada italiana Chimet. A compra teria acontecido porque tais empresas de tecnologia costumam usar pequenas quantidades do metal em placas de circuito.

Sugestões para você

E, segundo a Polícia Federal, a acusação é que a Chimet teria comprado milhões de dólares em ouro da empresa CHM do Brasil. Por outro lado, a empresa brasileira, supostamente, teria adquirido o metal de forma ilegal, por garimpeiros. Já a CHM, ao se defender das acusações, afirmou que todo o seu ouro é adquirido de forma legal, inclusive com documentação.

Entretanto, a Chimet já afirmou em comunicado que cortou relações com a CHM ao saber das alegações. Isso aconteceu ainda em outubro do ano passado. Nessa época, a Polícia Federal realizou diversas operações em 9 estados diferentes, além do Distrito Federal.

Por fim, de acordo com pesquisa do Instituto Escolhas, o Brasil produziu 84 toneladas de ouro ilegal entre 2019 e 2020. Isso representa um aumento de 23% em relação a 2017 e 2018. Essa quantidade também é o equivalente a cerca de metade de toda a produção do Brasil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lewis Tse / Shutterstock.com

Related Posts