Home Economize Aprenda a consultar o extrato do seu FGTS

Aprenda a consultar o extrato do seu FGTS

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Através do aplicativo FGTS, é possível consultar extratos, atualizar informações, conferir datas e muito mais.

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Os depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) são feitos em contas vinculadas ao nome do trabalhador. Tal saldo funciona como uma poupança e traz mais segurança para o trabalhador em casos de demissão e pode auxiliar também na quitação de dívidas. 

A partir de junho deste ano, a modalidade Saque-Extraordinário do FGTS foi lançada pelo Governo Federal. Desde então, todos os brasileiros que já possuíam dinheiro nas contas vinculadas têm direito de sacar até R$ 1 mil. O prazo para o saque vai até 15 de dezembro. 

Alguns brasileiros ainda encontram dúvidas para consultar o saldo da conta. Para quem não sabe, os valores do FGTS são liberados de forma automática e destinados para uma conta poupança digital, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem. 

Como consultar o saldo do FGTS? 

É sempre importante consultar o extrato, mesmo que já tenha sido retirado o Saque-Extraordinário, por exemplo, para verificar como está a situação da conta e datas de pagamentos. No extrato, é possível ver em detalhes os lançamentos realizados em até 6 meses anteriores.

Para isso, basta baixar e acessar o aplicativo do FGTS, disponível para iOS e Android. Ele possibilita alterar informações, consultar depósitos e também verificar quais os pontos de atendimento mais próximos. 

Sugestões para você

Confira o passo a passo para consultar o extrato:

  1. Informe o CPF e a senha no aplicativo;
  2. Confira as informações sobre o FGTS disponível na tela;
  3. Clique em “Saldo Total do FGTS”; 
  4. Selecione “Acessar Meu FGTS“;
  5. Toque em “Ver extrato”;
  6. Para emitir o extrato e baixar, basta clicar em “Gerar extrato PDF”.

Quem tem direito ao FGTS?

Para ter direito ao Fundo de Garantia, existem alguns requisitos. Veja:

  • Trabalhadores com carteira assinada: todos os trabalhadores que exercem suas funções com contratos enquadrados nas normas da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) têm direito ao FGTS. Todos os meses, são depositados em suas contas 8% do valor do salário destinado ao fundo; 
  • Jovens aprendizes: os jovens contratados como aprendizes também têm direito ao FGTS, no entanto, a quantia do depósito é de apenas 2% sobre o valor do salário; 
  • Empregados domésticos: pessoas que exercem serviços domésticos têm direito ao Fundo. No entanto, para que o depósito possa ser feito, é preciso que o funcionário esteja inscrito na Previdência Social, e o empregador, matriculado no Cadastro Especial do INSS. O valor corresponde a 11,2% do salário mensal bruto.

É importante ressaltar que os depósitos incidem também sobre os pagamentos de férias, 13º salário, aviso prévio, horas extras, adicionais noturnos, período de afastamento por doença ou acidente, serviços militares, licença-maternidade e licença-paternidade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Related Posts