Home Economize Blinken afirma que Putin fracassou em ‘objetivo estratégico’ na Ucrânia

Blinken afirma que Putin fracassou em ‘objetivo estratégico’ na Ucrânia

by Logan Nelson

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, garantiu neste domingo (26) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fracassou no objetivo estratégico que tinha na Ucrânia, apesar dos recentes avanços das tropas de Moscou no país vizinho.

“Não confundamos tática com estratégia. Putin já fracassou em seu objetivo estratégico, que era terminar com a soberania e a independência da Ucrânia, apagá-la do mapa e subjugá-la à Rússia”, disse o chefe da diplomacia americana, em entrevista à emissora local de televisão CNN.

Segundo Blinken, é justamente neste ponto que Putin fracassou, porque uma Ucrânia soberana e independente “um caminho muito maior do que resta para Putin”.

O secretário de Estado reconheceu, contudo, que com relação à tática, as forças de Kiev estão recuando, diante do avanço russo no leste ucraniano.

Blinken voltou a reforçar, no entanto, que “o realmente importante” é o fracasso da estratégia de Putin.

As milícias da autoproclamada república de Lugansk anunciaram ontem que, junto com as tropas russas, entraram em Lisichansk, último reduto ucraniano na região.

A cidade fica no noroeste de Lugansk, separada apenas pelo rio Severodonets, da cidade gêmea de Severodonetsk, onde ocorreram intensos combates durante as últimas semanas.

A queda de Severodonetsk e a tomada de Lisichansk permitirão que o Kremlin afirme ter ocupado toda a região de Lugansk, completando assim o objetivo de “libertar” todo o Donbas, que também abrange a região de Donetsk.

Related Posts