Home Geral Brasil comemora o Dia do Agricultor

Brasil comemora o Dia do Agricultor

by Logan Nelson

O Brasil comemora o Dia do Agricultor nesta quinta-feira, 28 de julho. A data foi escolhida em razão da fundação do Ministério da Agricultura. Dom Pedro II, então imperador do Brasil, criou a pasta em 1860.

A figura do agricultor desempenha papel fundamental desde que foi país descoberto. Entre os primeiros ciclos de prosperidade depois da chegada dos portugueses ao país, destaca-se o da cana-de-açúcar. A riqueza gerada por esse cultivo causou disputas no Brasil colônia. Uma delas, a invasão Holandesa em Pernambuco, que deu origem a cidades como Olinda.

Além disso, até hoje, o cultivo de cana-de-açúcar confere destaque global ao Brasil. Atualmente, o país é o maior exportador de açúcar do planeta. E ainda existem outras culturas em que os agricultores brasileiros estão entre os maiores do mundo. A soja, que atualmente é o carro-chefe do agronegócio nacional, é um exemplo.

-Publicidade-

De acordo com o de Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo desde a safra colhida em 2020. Em 2023, o país deve colher cerca de 150 milhões de toneladas do grão. Esse número corresponde a quase 40% de toda a safra global.

Somando a cesta de vegetais que os agricultores do Brasil cultivam, o Valor Bruto da Produção das lavouras do país deve somar 875 bilhões em 2022. Um recorde na série histórica.

Related Posts