Home Economize Brasileiros passam a ter 3 novos documentos de identificação

Brasileiros passam a ter 3 novos documentos de identificação

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Somente nos seis primeiros meses deste ano, o Governo Federal já lançou três novos documentos de identificação para os cidadãos brasileiros.

Imagem: insta_photos / Shutterstock.com

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Somente nos seis primeiros meses deste ano o Governo Federal já lançou três novos documentos de identificação para os cidadãos brasileiros. Com versões mais modernas e dispositivos de segurança contra fraudes, os documentos são diferenciados.

Na lista de lançamentos estão a Carteira Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte. A emissão da CIN e da CNH já começaram a ser emitidos, enquanto a do passaporte será iniciada em setembro deste ano.

Não é incomum que os documentos apresentem novas versões, visto que a tecnologia e seus benefícios têm avançado nos últimos anos.

Confira 3 novos documentos de identificação que brasileiros passam a ter

Carteira de Identidade

O novo RG foi lançado no início de março e os estados têm até março de 2023 para atualizar seus sistemas e começar a emissão do modelo. A validade do documento vai de acordo com a idade do cidadão, titular do RG. Veja a tabela abaixo.

Sugestões para você

Idade do cidadão Validade do documento
0 a 12 anos 5 anos
12 a 60 anos 10 anos
A partir de 60 anos Prazo indeterminado 

Vale lembrar que a emissão do novo RG é totalmente gratuita e pode ser realizada nas versões física e digital, com o mesmo layout e segurança. Com a mudança, o número de identificação do RG passará a ser o do CPF que, dessa forma, começará a servir como um referência para apresentação da identidade.

CNH

A CNH dos brasileiros já começou a ser emitida. A troca desse documento ocorre gradativamente à medida que os condutores precisam emiti-lo pela primeira vez ou renová-lo. O Detran de cada estado é responsável pela expedição da carteira de motorista.

A CNH traz, entre as principais alterações, a inclusão de três idiomas (espanhol, inglês e português) e de itens de segurança, como tinta fluorescente que se destaca no escuro. O documento também tem versões digital e física.

Passaporte

A emissão do novo passaporte está prevista para setembro deste ano. Com a mudança, o documento fica mais bonito, com figuras que representam a flora e a fauna do país, além de ganhar um chip e um prazo de validade de 10 anos.

Além disso, a pessoa só terá que realizar a troca do passaporte quando o antigo vencer. O preço do documento segue sendo de R$ 257,25, no prazo padrão, e R$ 334,42, para situações de urgência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: insta_photos / Shutterstock.com

Related Posts