Home Geral China está preparada para defender sua soberania, declara Força Aérea

China está preparada para defender sua soberania, declara Força Aérea

by Logan Nelson

A China informou neste domingo, 30, que “salvaguardará resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial”, referindo-se a Taiwan, à medida que as tensões aumentam sobre a ilha autônoma.

A declaração foi dada pelo porta-voz da Força Aérea Shen Jinke, citado pela mídia estatal, dizendo que a Força Aérea tem muitos tipos de caças capazes de circular “a preciosa ilha de nossa pátria”.

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, número três na linha de sucessão presidencial, sinalizou na sexta-feira 29 que estava embarcando em uma viagem à Ásia. Ela não mencionou Taiwan, mas a especulação de uma visita lá se intensificou nos últimos dias, alimentando as tensões.

-Publicidade-

O gabinete de Pelosi afirmou que ela visitará quatro países asiáticos, a partir de hoje, sem mencionar Taiwan em meio a intensa especulação de que ela pode visitar a ilha autogovernada reivindicada pela China.

“Nancy Pelosi está liderando uma delegação do Congresso para a região do Indo-Pacífico, incluindo visitas a Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão”, declarou o gabinete da deputada.

Em abril deste ano, a presidente organizou uma visita à ilha, mas a viagem foi adiada depois de ela ter sido infectada pelo novo coronavírus.

Xi Jinping sobe o tom com Biden

O secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, advertiu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a visita diplomática norte-americana a Taiwan. Xi e Biden se falaram por telefone, na quinta-feira 28.

“Aqueles que brincam com fogo acabam se queimando”, disse Xi a Biden. “Espero que o lado norte-americano entenda isso. A China se opõe aos movimentos separatistas em direção à independência de Taiwan e à interferência de forças externas. Os EUA devem honrar o princípio de uma só China.”

Related Posts