Home Geral Conab: preço da batata cai pelo segundo mês seguido

Conab: preço da batata cai pelo segundo mês seguido

by Logan Nelson

O preço da batata caiu pelo segundo mês seguido em junho. É o que mostra o sétimo boletim sobre hortifrutigranjeiros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O órgão publicou o documento nesta terça-feira, 19. O texto analisa a produção nacional de alimentos, como frutas, hortaliças, legumes, etc.

De acordo com a Conab, a maior queda no preço da batata ocorreu nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (-56%). O órgão afirma que a liderança de Brasília acontece em razão do aumento de 145% da produção em Goiás — “típico desta época”, destaca. A instituição prevê ainda a tendência de “uma nova redução nas cotações” em julho.

Além disso, o boletim prevê redução nos valores de venda praticados para cebola, cenoura e tomate em junho. “Os preços das hortaliças mais consumidas nas principais Centrais de Abastecimento do país tendem a manter o comportamento de queda”, analisa a Conab.

-Publicidade-

No caso da cebola, houve o aumento da oferta do produto a partir da pulverização da produção. O Nordeste, principalmente Bahia e Pernambuco, foi responsável por 18% na oferta total do vegetal. Ao mesmo tempo, Goiás respondeu por 27%, Minas Gerais por 17% e São Paulo por 13%. Esse movimento reduz a necessidade de importação, contribuindo para uma pressão de baixa nos preços.

Para o tomate, a safra de inverno vem ganhando força em todas as regiões produtoras. Desse modo, a diminuição dos preços se torna possível. Já no caso da cenoura, a oferta foi igual à demanda, mesmo depois da redução de 5% sobre maio. E a quantidade produzida, atualmente, está maior que no começo do ano.

Related Posts