Home Economize Consignado do Auxílio Brasil deve ser lançado entre agosto e setembro

Consignado do Auxílio Brasil deve ser lançado entre agosto e setembro

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

O empréstimo consignado, descontado automaticamente na folha de pagamento, é esperado por muitos usuários do Auxílio Brasil

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O empréstimo consignado é descontado automaticamente na folha de pagamento. Até o momento, essa modalidade está disponível para aposentados, pensionistas e servidores públicos, mas isso pode mudar em breve. Isso porque existe a previsão de que os usuários do Auxílio Brasil possam contratar esse tipo de crédito entre agosto e setembro.

As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo, que afirma que o plano do Governo Federal é atrasar a liberação do empréstimo o bastante para conceder o dinheiro aos cidadãos em uma data mais próxima das eleições. 

O pleito presidencial vai acontecer em outubro. O Planalto tem em mente que liberar o dinheiro agora faria as pessoas esquecerem do presidente Jair Bolsonaro na hora do voto. Cabe destacar que, oficialmente, o governo não confirma e nem nega a estratégia.

Auxilio Brasil: empréstimo faz parte de um pacote de iniciativas do Governo 

Sugestões para você

A Medida Provisória Nº 1.106 faz parte de um pacote de iniciativas anunciado pelo Governo Federal para impulsionar a economia do país. No entanto, o empréstimo consignado do Auxilio Brasil ainda não está sendo oferecido.

A MP assinada pelo presidente também ampliou a margem consignável para as outras categorias, indo de 35% para 40%.  O governo determinou que 5% da nova margem do consignado poderá destinar-se a saque e pagamento de valores devidos de despesas do cartão de crédito. Já o restante (35%), é para empréstimo pessoal.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: organizações temem que usuários fiquem endividados

Embora algumas pessoas critiquem a União por ainda não ter liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, há quem acredite e defenda que o crédito não deveria ser concedido em nenhum momento. 

Organizações da sociedade civil já divulgaram documentos oficiais solicitando que a MP, que cria o direito ao crédito, não prossiga. Segundo o que é apontado, a liberação do empréstimo consignado para um grupo mais vulnerável pode prejudicar as pessoas.

O receio é que os usuários peçam o dinheiro apenas para quitar gastos emergências do mês ou comprar itens básicos. Nos meses seguintes, essas pessoas passarão a receber menos no Auxílio Brasil devido aos descontos. Dessa forma, as dívidas continuariam e a possibilidade de pagá-las seria reduzida.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Related Posts