Home Geral Cúpula da Otan discute adesão da Finlândia e da Suécia

Cúpula da Otan discute adesão da Finlândia e da Suécia

by Logan Nelson

Os 30 Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reunirão nesta semana para debater os rumos da aliança militar. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia será um dos principais temas em debate, assim como a adesão da Finlândia e da Suécia.

Helsinki e Estocolmo discutirão com os representantes turcos a razão de o presidente Recep Tayyip Erdogan rejeitar seus ingressos na Otan. As negociações devem ser acompanhadas pelo secretário-geral da aliança, o norueguês Jens Stoltenberg. O governo turco adiantou, todavia, que o encontro não significa que um possível acordo está próximo.

“Participar da cúpula não significa que daremos um passo atrás em nossa posição”, disse o principal assessor de política externa da Presidência da Turquia, Ibrahim Kalin. “Estamos realizando uma negociação. São muitas etapas.”

-Publicidade-

A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, disse ter expectativa de uma possível aproximação com a aliança. “Minha maior esperança é que esse diálogo possa ser concluído de maneira bem-sucedida — idealmente, antes da cúpula”, afirmou. “Um avanço nessas conversas permitiria iniciar, de imediato, os processos de adesão da Suécia e da Finlândia. E tal resultado seria uma boa notícia para ambos os países.”

Leia também: “Por que a Turquia se opõe à adesão da Finlândia e da Suécia à Otan?”

Related Posts