Home Geral Dia do pecuarista: brasileiro consome 100 quilos de carne por ano

Dia do pecuarista: brasileiro consome 100 quilos de carne por ano

by Logan Nelson

O dia dos pecuaristas é comemorado nesta sexta-feira, 15 de julho, no Brasil. Esse grupo tem feitos a comemorar. Somando a criação comercial de bovinos, aves e suínos, o setor produziu cerca de 30 milhões de toneladas de carne, quase 55 bilhões de ovos e 25 bilhões de litros do leite.

De toda a carne produzida pelos pecuaristas no Brasil, 70% ficaram no mercado interno. De acordo com os números das associações do setor, a média disponível dentro do país chegou a quase 100 quilos por habitante/ano. Além disso, foram 260 ovos por habitante/ano e quase 120 litros de leite nessa mesma proporção.

Os grandes centros produtores do país variam conforme a espécie do animal. Ainda assim, nenhum Estado chega próximo de concentrar 50% de qualquer um dos grandes rebanhos. A maior parte da população bovina, por exemplo, está em Mato Grosso: cerca de 30 milhões de cabeças. Ao mesmo tempo, o país tem quase 200 milhões de cabeças.

-Publicidade-

Com relação aos abates de frango, a maior proporção ocorre no Paraná: 35%. No caso dos suínos, a liderança é de Santa Catarina: 20%. Somando todos os rebanhos, os pecuaristas do Brasil criam cerca 260 milhões de animais.

Leia também: “A psicose ambientalista ameaça o mundo”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 121 da Revista Oeste

Related Posts