Home Geral Dia Mundial do Emoji é comemorado neste domingo

Dia Mundial do Emoji é comemorado neste domingo

by Logan Nelson
Existem 3.633 emojis disponíveis, incluindo todas as opções de modificador de tom de pele

Existem 3.633 emojis disponíveis, incluindo todas as opções de modificador de tom de pele Maria Cunha/R7

Os emojis já são parte importante das mensagens enviadas por bilhões de pessoas em todo mundo. As carinhas expressam reações e emoções de quem está digitando e às vezes podem ser o único conteúdo de uma resposta. Os desenhos se tornaram tão famosos que ganharam até uma data especial.

O Dia Mundial do Emoji, celebrado todo dia 17 de julho desde 2014, foi criado como forma de comemorar a existência dos 3.633 ícones existentes, incluindo todas as opções de modificador de tom de pele.

Segundo o fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, a escolha da data ocorreu em razão do emoji de calendário do iOS, sistema operacional da Apple, exibir o dia 17 de julho. A data escolhida para o ícone também tem um motivo, foi nesse mesmo dia, no ano de 2002, que o iCal foi lançado. 

Por causa do sucesso dos ícones, o Emojipedia, catálogo online com todos os emojis do mundo, criou o World Emoji Awards, uma premiação anual que determina a “carinha” preferida dos usuários, a mais utilizada e até a mais esperada para ser disponibilizada.

Os fãs também podem ajudar na criação de novos emojis. A Unicode, consórcio que renova periodicamente as figuras, leva em consideração a procura na internet, a relevância e as sugestões. 

Os emojis também são parte da história da arte, pois foram incorporados à coleção do famoso Museu de Arte Moderna de Nova York, onde estão expostos atualmente em sua versão original, criada por Shigetaka Kurita, no Japão, na década de 1990.

Apesar disso, as “carinhas” só ganharam força nos anos 2000, graças a empresas de tecnologia, que notaram o potencial comunicativo dos desenhos. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

Related Posts