Home Economize Dólar apresentou a maior alta mensal desde 2020: O que isso significa?

Dólar apresentou a maior alta mensal desde 2020: O que isso significa?

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

No mês de junho, o dólar apresentou a maior alta em dois anos. Entenda os motivos por trás dessa valorização.

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Diante do cenário econômico em turbulência e o receio de uma recessão internacional, o dólar apresentou a maior alta mensal em dois anos e a Bolsa de Valores teve a sua pior queda em dois meses. Na última quinta-feira (30), a moeda norte-americana teve alta de 0,81%. 

Com o encerramento do mês de junho, o dólar atingiu a marca de 10,03% de aumento, a maior elevação mensal desde março de 2020, em meio a pandemia, quando apresentou 15,92% de alta.

Ibovespa em queda

Em relação ao mercado de ações, o clima também é tenso. O Ibovespa, da B3, fechou com 98.542 pontos, com queda de 1,08%. No período de um mês, o índice caiu 11,5%, o pior desempenho mensal desde 2020. No trimestre, a bolsa apresentou uma perda de 17,88%, a maior em 2 anos. 

As razões por trás dessa realidade são internas e externas. As bolsas dos Estados Unidos também apresentaram queda brusca na última semana, os índices foram os piores desde 1970. 

A instabilidade do mercado internacional é justificada pela possível recessão norte-americana, após o Federal Reserve (FED, banco central) elevar as taxas de juros básicos no início do mês. A inflação da maior economia do planeta atingiu seu maior patamar desde 1981.  

Sugestões para você

No Brasil, investidores estão apreensivos com as novas propostas do Governo Federal para aumentar os valores do Auxílio-Brasil e Vale-Gás, além da criação de novos benefícios destinados aos caminhoneiros e taxistas. 

Fatores que levam à valorização do dólar 

Um conjunto de fatores influenciam a valorização da moeda norte-americana. Confira as principais.

  • Alta demanda: ocorre quando bancos centrais, instituições financeiras e até mesmo investidores precisam de mais dólares. 
  • Exportações e importações de matérias-primas e insumos: grandes importações de produtos geram um déficit e o dólar se valoriza.
  • Aumento da taxa de juros pelo FED: investidores passam a se interessar por títulos oferecidos pelo governo, o que aumenta a demanda internacional. 

O que é o Ibovespa? 

O Ibovespa atua como um indicador de desempenho das ações realizadas na B3, na qual ocorrem transações do mercado acionário do país. É calculado por uma média das ações mais negociadas pela bolsa a cada 4 meses. 

Quando o índice apresenta certa alta, quer dizer que as empresas se valorizaram e que os investidores estão mais otimistas. Do contrário, quando apresenta queda, quer dizer que o mercado está mais cuidadoso devido a algum acontecimento que impacta diretamente o cenário financeiro.

Com 50 anos de história, o Ibovespa é considerado uma referência de investimentos ao redor do mundo.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Related Posts