Home Economize É possível cancelar o empréstimo consignado do INSS?

É possível cancelar o empréstimo consignado do INSS?

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Solicitou o empréstimo consignado do INSS mas se arrependeu ou não precisa mais? Saiba se é possíve cancelar o contrato

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um empréstimo pode ser usado para ajudar a realizar um sonho ou para pagar dívidas, mas mudanças de planos acontecem. Será que é permitido voltar atrás? Saiba se é possível cancelar o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma opção exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas e trabalhadores assalariados CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) de empresas privadas ou públicas.

Este tipo de empréstimo é descontado diretamente da folha salarial ou benefício do INSS, dessa forma aumentando a garantia de pagamento das parcelas ao credor. 

Sugestões para você

Têm como cancelar o empréstimo consignado do INSS?

Sim, é possível solicitar o cancelamento do empréstimo consignado do INSS, pois nenhuma instituição financeira pode se negar a realizar a descontinuação do contrato. Porém, vale lembrar que o rescisão não é válida para refinanciamento ou portabilidade de crédito. Confira como cancelar o crédito consignado do INSS!

Primeiro, o cidadão terá que solicitar o cancelamento em até 7 dias corridos após o recebimento do valor. Então, a instituição financeira enviará um formulário com os dados de identificação do solicitante e explicando a forma como a quantia será devolvida. 

Feito isso, devolva a quantia do empréstimo consignado, conforme orientado no formulário. Então, será realizada a desverbalização do contrato pela instituição financeira entre 3 e 6 dias úteis, e será retirado do extrato de empréstimos do consumidor. 

Após o processo de cancelamento, o contrato é retirado do extrato de empréstimos do consumidor e a margem consignável será restabelecida.

É importante ressaltar que apenas o solicitante do empréstimo poderá realizar o procedimento de cancelamento do crédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @jcomp / Freepik

Related Posts