Home Economize Empresa pode proibir relacionamento entre funcionários?

Empresa pode proibir relacionamento entre funcionários?

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Está em dúvida se as empresas podem proibir relacionamentos amorosos entre seus funcionários? Leia e entenda o que pode ser proibido ou não

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Existem uma série de regras que uma empresa pode impor aos seus funcionários, mas a proibição de se relacionarem é uma delas? Entenda!

As empresas podem proibir o relacionamento entre funcionários?

Existem centenas de regras que as empresas podem impor aos seus funcionários e também há a possibilidade de adotarem regulamentos internos que visam a forma ideal de trabalhar e conviver no local.

Estes regulamentos e regras são previstos na legislação trabalhista e devem estar evidenciados no contrato de trabalho. Porém, a legislação garante a todo trabalhador a preservação de sua vida íntima, desta forma a empresa não pode violar a privacidade e escolhas de seus contribuintes fora do horário de trabalho. 

Sugestões para você

Isto é, a empresa não possui o direito de intervir na vida íntima de seus funcionários, assim, é permitido que se relacionam fora do horário de serviço, mas de modo que não venha a atrapalhar o desempenho de ambos durante o expediente. 

Porém, a empresa pode implantar regras que proíbam a demonstração de afeto durante a jornada de trabalho. Desta forma, os funcionários que descumprirem esta norma poderão sofrer punições, como advertência ou suspensão.

É permitido relacionamento entre funcionários de cargos diferentes?

Relacionamento entre funcionários de cargos diferentes é um tema muito debatido, já que pode gerar situações de favorecimento dentro da empresa. Porém, nada impede que aconteça fora do expediente, pois a vida íntima de cada indivíduo não pode virar tema de debate em nenhuma organização. 

É importante ressaltar que caso aconteçam demonstrações de carinho em local de trabalho, a punição pode ser além advertência ou suspensão, chegando a transferência de setor. Visto que esta pode ser uma forma legítima que a empresa encontrou para evitar o conflito de interesse entre seus funcionários.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Ground Picture / shutterstock.com

Related Posts