Home Economize Empréstimo consignado: entenda como funciona essa modalidade

Empréstimo consignado: entenda como funciona essa modalidade

by Logan Nelson

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Tabela de conteúdos

Nos últimos tempos, devido a situação econômica do país, muitas pessoas têm recorrido a empréstimos. Dessa forma, entre as modalidades de crédito oferecidas está o empréstimo consignado que, habitualmente, têm taxas de juros mais baixas.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde as parcelas são descontadas mensalmente direto do benefício previdenciário. Os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também têm acesso a este tipo de crédito. Para esses trabalhadores, o valor das parcelas é descontado na folha de pagamento.

Vantagens do consignado

Sugestões para você

Os juros cobrados nesta modalidade são mais baixos, devido ao risco de inadimplência reduzido, já que as parcelas são cobradas diretamente na folha de pagamentos. A quantia máxima emprestada varia de acordo com quanto o solicitante recebe por mês para que não comprometa a renda toda.

Limites

O limite para empréstimo pessoal consignado é de 30% da renda e 5% para gastos com o cartão de crédito consignado. Dessa forma, a instituição financeira não pode descontar um valor maior que o limite estabelecido pela margem do consignado. O teto de juros, em 2021, passou de 1,8% para 2,14% ao mês. Já para operações realizadas com cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.

Vale a pena contratar empréstimo consignado?

Em síntese, a principal vantagem que o empréstimo consignado apresenta é que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício. Por isso, os juros são reduzidos e há maior facilidade de se conseguir o dinheiro.

Todavia, ainda que haja maior facilidade de contratação, é necessário ter cuidado. Estar atento se a empresa que está oferecendo o crédito é íntegra. Além de analisar se o empréstimo não irá prejudicar sua renda.

Ademais, o empréstimo consignado não possibilita adiamentos ou suspensões. A renegociação também pode ser mais difícil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Related Posts