Home Economize Este é o novo índice da Taxa Selic: subiu bastante!

Este é o novo índice da Taxa Selic: subiu bastante!

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central comunicou uma nova alta na Selic, a taxa básica de juros da economia. Confira

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central comunicou uma nova alta na Selic, a taxa básica de juros da economia. O percentual passou de 13,25% para 13,75% ao ano. Esse é o 12º aumento consecutivo da taxa de juros, que atingiu o maior índice desde novembro de 2016.  Nessa época, ela chegou a 14% ao ano. 

É importante salientar que este pode ser um dos últimos aumentos. Visto que alguns especialistas acreditam que a Selic deverá se manter até maio de 2023. Daí em diante, é esperado que a taxa diminua para 10,5% ao ano até o final de 2023.

Para definir o nível dos juros no país, o Banco Central leva em conta o sistema de metas da inflação. Diante disso, quando ela está alta, a Selic aumenta também. Agora, quando a inflação está em conformidade com as metas, os juros são reduzidos.

Sugestões para você

Quais são as consequências da alta dos juros?

De acordco com especialistas, o aumento da taxa básica de juros afeta diversos setores da economia, tais como:

  • Taxas bancárias sobem afetando clientes;
  • A população diminui o consumo, impactando negativamente no emprego, renda, e no PIB (Produto Interno Bruto);
  • Aplicações em renda fixa, como em debêntures (títulos de dívidas) e Tesouro Direto, oferecem melhores rendimentos aos investidores;
  • Aumento do custo adicional nos juros da dívida pública. Um dos indicadores observado por investidores internacionais.

Como funciona a taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, sendo assim, a cada 45 dias ela se torna notícia em todo o país. Isto porque quem decide qual será o valor dessa taxa é o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Então, o Copom se reúne a cada 45 dias para determinar se a Selic irá aumentar, diminuir ou se manter igual.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Related Posts