Home Economize Estes 6 benefícios são direitos do idoso: confira

Estes 6 benefícios são direitos do idoso: confira

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Conhecer os direitos dos idosos pode fazer uma diferença enorme no seu dia a dia. Confira os seus benefícios!

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O Estatuto do Idoso garante vários benefícios e preferências para os idosos, mas muitos não sabem quais são esses direitos. Algumas dessas garantias impactam diretamente na renda mensal, lazer e habitação da pessoa idosa; confira!

Tabela de conteúdos

6 benefícios que são direito dos idosos

Todos os benefícios citados são garantidos pela Lei Federal 10.741/2003 que regulamenta o Estatuto do Idoso e conta com diferentes benefícios e direitos de proteção à pessoa idosa. 

A depender do benefício, são enquadrados como pessoa idosa os cidadãos com idade superior a 60 anos, em outros casos, maiores de 65 anos. Veja, a seguir, alguns dos benefícios que esse grupo tem direito.

Isenção de IPTU

O idoso com mais de 60 anos, que é proprietário de um só imóvel, é aposentado e tem renda de até dois salários mínimos, tem direito a isenção de IPTU. Vale a pena correr atrás desse direito, que pode diminuir um dos gastos mensais.

Mas, é importante lembrar que cada município tem as suas próprias regras quanto a isenção, então, para não ter problemas, entre em contato com a prefeitura da cidade para mais informações.

Gratuidade de medicamentos

Os idosos têm direito a receber do SUS, gratuitamente, medicamentos para a reabilitação e a recuperação de sua saúde, especialmente os de uso continuado. Entretanto, é necessário apresentar alguns documentos para garantir esse benefício:

Sugestões para você

  • Uma receita médica emitida com duas vias;
  • Nome do paciente e endereço (para remédios controlados);
  • Quanto tempo durará o tratamento;
  • Ter o cartão do SUS;
  • Identificação do médico com seu respectivo registro.

Transporte gratuito

Os cidadãos maiores de 65 têm direito a transporte público gratuito. Para ter acesso ao benefício, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade. 

Mas, em algumas cidades pode ser diferente. Em Curitiba e no Rio de Janeiro, por exemplo, é necessário solicitar um Cartão de Transporte Isento, para ter acesso ao transporte gratuito.

Meia-entrada

As leis federais garantem o benefício da meia-entrada (50% de desconto na compra de ingressos) para idosos. Isso vale para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, além do acesso preferencial aos respectivos locais.

Outro ponto interessante é que também existem outras leis nos mesmo moldes que inclui estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos.

Prioridade na Aquisição Imobiliária

O artigo Artigo 38 do Estatuto do Idoso informa que, nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso tem prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. 

Além disso, o texto faz algumas observações sobre os critérios de financiamento, ajustes estruturais a serem seguidos e até mesmo recomendações, como a eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso.

BPC para idosos sem aposentadoria

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) auxilia idosos a partir de 65 anos que não atenderam aos requisitos necessários para se aposentar. Porém, esse direito é garantido desde que se comprove a necessidade do recebimento do auxílio. O valor atual do BPC é de um salário mínimo, R$ 1.212,00.

Outra diferença do BPC para a aposentadoria do INSS é que este não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Related Posts