Home Geral EUA: lago é fechado depois de caso de ameba ‘comedora de cérebro’

EUA: lago é fechado depois de caso de ameba ‘comedora de cérebro’

by Logan Nelson

O lago do Parque Lake of Three Fires, no Estado de Iowa, no centro-oeste dos EUA, fechou temporariamente para visitas, depois que um banhista foi contaminado por uma ameba conhecida como “comedora de cérebro.”

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, a pessoa infectada foi diagnosticada com meningoencefalite amebiana primária, uma doença rara e geralmente fatal causada pela ameba Naegleria fowleri.

“O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de Naegleria fowleri em um morador do Estado do Missouri, com exposição potencial recente enquanto nadava no local”, afirmou o departamento, em um comunicado.

-Publicidade-
Ameba
| Ilustração: Kateryna Kon/Shutterstock

Segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), a ameba geralmente é encontrada no solo e em água doce e morna, como lagos e rios. Apesar de rara, dentre os casos registrados, existem apenas cinco sobreviventes conhecidos na América do Norte, informou o órgão.

Autoridades estaduais devem realizar testes para determinar se o lago do Parque Lake of Three Fires foi a fonte da infecção do banhista. “Os especialistas em saúde pública acreditam fortemente que o lago é uma fonte provável, mas não estamos limitando a investigação a essa fonte, e isso não está confirmado”, disse Lisa Cox, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Sênior do Missouri.

Related Posts