Home Economize Governo está convocando famílias para atualizarem o CadÚnico

Governo está convocando famílias para atualizarem o CadÚnico

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

O Ministério da Cidadania está noticiando famílias que precisam realizar a atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para evitar que os pagamentos de benefícios sejam suspensos, os usuários do Auxílio Brasil e Tarifa Social precisam estar atentos e atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 31 deste mês.

O CadÚnico é muito importante, uma vez que trata-se de uma base de dados do Governo Federal. No banco, informações pessoais como nome, idade, peso, escolaridade e até mesmo renda, são reunidos. 

Mantendo os dados atualizados, as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade garantem que os pagamentos dos benefícios não sejam interrompidos. Atualmente, milhões de cidadãos recebem valores, pagos mensalmente pela União.

Tabela de conteúdos

Ministério da Cidadania está noticiando famílias que precisam realizar a atualização do CadÚnico

Caso o governo encontre alguma inconsistência nas informações dos usuários, como endereço ou número de integrantes incorretos, por exemplo, existe a possibilidade do benefício recebido pela família ser cancelado.

Contudo, é importante destacar que nem todas as famílias beneficiárias deverão atualizar as informações cadastradas no CadÚnico. O Ministério da Cidadania está notificando quem precisa realizar a verificação.

Sugestões para você

De acordo com informações do ministério, as famílias que estão sendo convocadas são as que realizaram sua última atualização em 2016 ou 2017. Nos próximos anos, outros beneficiários serão chamados para passar pela procedimento.

O que deve ser atualizado no CadÚnico?

O CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos, mas a família também deve realizar o procedimento em casos de nascimento de um novo integrante, mudança de endereço, falecimento de um membro, redução ou aumento da renda familiar e troca da unidade escolar das crianças e adolescentes.

Situações como omissão de informações, dados inverídicos, não localização da família por um período igual ou maior que 48 meses, falecimento de integrantes não comunicados e outros, podem levar a exclusão no CadÚnico.

Como realizar a atualização dos dados cadastrados no CadÚnico?

Antes de tudo, os usuários devem saber que o prazo para quem tem inconsistências no cadastro é até o dia 31 deste mês, enquanto para quem está com o cadastro desatualizado, o prazo é até o dia 31 de dezembro deste ano.

Para atualizar os dados, o responsável familiar deve ir até um posto de atendimento da assistência social da cidade em que vive e apresentar os documentos de todos os integrantes da família e um comprovante de residência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Related Posts