Home Economize ID Jovem: veja como funciona e quem pode ter

ID Jovem: veja como funciona e quem pode ter

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Por meio da ID Jovem, o Governo Federal concede meia-entrada em eventos culturais e esportivos para jovens brasileiros de baixa renda.

Imagem: F8 studio / Shutterstock.com

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por meio da Identidade Jovem (ID Jovem), o Governo Federal concede meia-entrada em eventos culturais e esportivos para jovens brasileiros de baixa renda. No entanto, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é preciso ser estudante para emitir o documento.

O ID Jovem é gratuito e deve ser solicitado pela internet. Com o benefício, jovens podem pagar meia-entrada em cinemas, shows e teatros. Eles também têm direito a duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens de transporte interestadual.

Embora não peça matrícula em instituição de ensino, a ID Jovem beneficia estudantes, uma vez que concede isenção de taxa para conseguir a Carteira de Identidade Estudantil.

ID Jovem: quem pode solicitar o documento?

Para ter acesso a ID Jovem, os interessados devem cumprir alguns requisitos, como estar inscrito no CadÚnico com as informações atualizadas, ter entre 15 e 29 anos de idade e renda familiar de até dois salários mínimos.

Sugestões para você

Cabe destacar que o estudante que completou 15 anos após o envio da base de dados atual deverá aguardar a próxima atualização para conseguir a ID Jovem. Depois de emitido, o documento terá validade de 180 dias. Assim que o período chegar ao fim, o beneficiário precisará gerar uma nova identidade.

Como solicitar a ID Jovem?

Para conseguir solicitar a ID Jovem, o estudante deve se cadastrar no Programa Identidade Jovem ou atualizar suas informações. Para que o procedimento seja feito, é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade em que reside. Veja abaixo quais documentos devem ser apresentados:

  • Comprovante de domicílio;
  • Comprovante de renda;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Documento de identificação oficial com foto.

Assim que o cadastro for registrado, o cidadão pode pedir o documento pela internet, acessando o portal do governo. Na página, o estudante deve clicar em “Emitir ID Jovem”, depois em “Gerar ID Jovem” e informar o nome completo, nome da mãe, data de nascimento e NIS.

Já com o número da ID em mãos, o jovem deve validar a carteira no mesmo site. O prazo estimado para conclusão do procedimento é de 45 dias corridos, de acordo com o Governo Federal.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: F8 studio / Shutterstock.com

Related Posts