Home Geral Irã é capaz de construir bomba nuclear, diz assessor do líder supremo do país

Irã é capaz de construir bomba nuclear, diz assessor do líder supremo do país

by Logan Nelson

O Irã é tecnicamente capaz de fabricar uma bomba nuclear, mas ainda não decidiu se construirá a arma. É o que disse neste domingo, 17, Kamal Kharrazi, assessor do aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do país.

“Em poucos dias, conseguimos enriquecer urânio em até 60% e podemos facilmente produzir urânio enriquecido em 90%”, afirmou o conselheiro em entrevista à Al Jazeera. “O Irã tem os meios técnicos para produzir uma bomba nuclear, mas não houve decisão do Irã de construí-la”.

-Publicidade-

Programa nuclear do Irã na mira da ONU

Em maio, a Agência Atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o Irã não havia oferecido respostas confiáveis sobre o material nuclear encontrado no país. Na oportunidade, o órgão havia informado que o estoque de urânio enriquecido do regime iraniano era quase o suficiente para produzir uma bomba nuclear.

As informações foram veiculadas pelo The Wall Street Journal e ligaram um alerta sobre o desenvolvimento nuclear do Irã. Isso porque as negociações do acordo nuclear de 2015, firmado entre Washington e Teerã, estão paralisadas. Esse tratado impôs restrições rígidas, mas temporárias, à evolução nuclear iraniana. Em troca, haveria suspensão das sanções internacionais impostas ao país.

Especialistas consultados pelo jornal norte-americano na época avaliaram que o Irã levaria algumas semanas para converter os 60% de material em 90% de combustível para armas. Até então, o país dizia que seu programa nuclear era para fins pacíficos.

Related Posts