Home Geral Joe Biden visita Arábia Saudita e questiona morte de jornalista

Joe Biden visita Arábia Saudita e questiona morte de jornalista

by Logan Nelson

Resumindo a Notícia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta sexta-feira (15) à Arábia Saudita, onde se reuniu com o rei Salman bin Abdulaziz e o poderoso príncipe-herdeiro Mohamed bin Salman, considerado por Washington o instigador do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

Biden afirmou que pôs o assassinato, em 2018, de Khashoggi “no topo da reunião” com o príncipe-herdeiro.

“O que ocorreu com Khashoggi foi escandaloso. […] Deixei claro que se voltar a ocorrer algo assim haverá uma resposta e muito mais”, disse Biden após a reunião com o príncipe-herdeiro saudita, a quem a Inteligência americana considera o instigador da morte do jornalista.

A reunião entre Biden e Bin Salman é o ponto culminante da viagem do presidente americano pelo Oriente Médio, pela qual Washington tenta convencer o reino saudita a aumentar sua produção de petróleo e, assim, baixar o preço da gasolina antes das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, em novembro.

Quando era candidato, Biden prometeu manter o status de “pária” da Arábia Saudita, em decorrência do assassinato de Khashoggi. Depois de eleito, “desclassificou” um relatório que relatava o envolvimento do príncipe-herdeiro saudita Mohamed bin Salman na trama para matar o jornalista, algo que Riade sempre negou.

“Sangue em suas mãos”

Imaginando o que o jornalista teria tuitado se estivesse vivo, Hatice Cengiz, sua noiva, escreveu a Biden: “É esta a forma de prestar contas que você prometeu pelo meu assassinato?”.

“Você carrega em suas mãos o sangue da próxima vítima de MBS”, a sigla pela qual é conhecido o príncipe Mohammed bin Salman, ela escreveu, junto a uma foto do choque de punhos que os líderes protagonizaram antes da reunião.

A visita de Joe Biden foi especialmente criticada por organizações de direitos humanos, que acusam a monarquia saudita de graves violações e dura repressão à oposição.

Related Posts