Home Economize Maio tem recorde de declarações de criptomoedas, revela Receita Federal

Maio tem recorde de declarações de criptomoedas, revela Receita Federal

by Logan Nelson

Segundo novos dados divulgados pela Receita Federal do Brasil (RFB), o mês de maio de 2022 registrou recorde no número de declarações de investidores de criptomoedas no país. Os dados são obtidos pela autarquia após a entrega de dados mensais feitas por corretoras e pessoas jurídicas.

No Brasil, o mercado de criptomoedas movimenta milhões diariamente, mas com a queda dos últimos meses o volume nas corretoras sentiu os efeitos de uma desconfiança com a tecnologia financeira.

Desde 2019, a RFB reúne informações de investidores do país por meio da Instrução Normativa 1.888/2019, que obriga investidores e empresas a reportarem informações com criptomoedas.

Com queda do mercado, investidoras mulheres de criptomoedas diminuem operações no Brasil

Nos primeiros cinco meses de negociações com criptomoedas em corretoras no Brasil, o comportamento das investidoras mulheres ficou diferente em várias ocasiões. Isso porque, após registrar uma alta nos dois primeiros meses, essas investidoras começaram a abandonar suas operações de março em diante.

De acordo com novos dados revelados pela Receita Federal do Brasil, em maio de 2022, apenas 12,2% das operações feitas no país foram conduzidas por mulheres, uma realidade bem diferente dos 16% vistos em fevereiro do mesmo ano.

Número de operações de mulheres cai em maio de 2022, com mercado de criptomoedas em baixa
Número de operações de mulheres cai em maio de 2022, com mercado de criptomoedas em baixa. Fonte dos dados: RFB

Com essa queda, as mulheres diminuem suas operações neste mercado, no menor nível apurado pela RFB desde julho de 2021.

Com relação ao Valor % de Operações, as mulheres diminuíram sua participação desde janeiro, quando registravam 15,3%, para 13,6% em maio de 2022.

Maio bate recorde de declarações de criptomoedas na Receita Federal e Bitcoin é a moeda com maior número de operações

Em junho de 2022, a Receita Federal divulgou uma queda nas declarações de brasileiros entre janeiro e abril desse ano, o que indicava uma similaridade com a baixa mundial no interesse por esse mercado, que não anda em boa fase de preços.

Segundo os dados da Receita Federal publicados agora em julho, referentes ao mês de maio, o número voltou a subir com a queda da criptomoeda Terra (LUNA), indicando que muitos investidores realizaram seus lucros em massa no período.

Maio registra recorde de declarações de investidores de criptomoedas em 2022
Maio registra recorde de declarações de investidores de criptomoedas em 2022. RFB

Neste mês de grande número de declarações, a moeda que recebeu maior valor de operações foi a Tether (USDT), mostrando que investidores buscaram garantir seu valor em Dólar.

Mesmo assim, o Bitcoin foi a segunda moeda com maior valor, embora tenha sido a que registrou o maior número de operações no mês.

Criptomoedas mais negociadas de maio de 2022, segundo a RFB
Criptomoedas mais negociadas de maio de 2022, segundo a RFB. Reprodução.

Os dados da RFB foram disponibilizados nesta semana e ajudam a mostrar como os brasileiros negociaram em meio a um pânico global no mercado de criptomoedas.

Related Posts