
Crise econômica e alta da inflação pressionam os preços e o iPhone 13 chega a custar 1.007.149 pesos
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Devido a crise econômica e alta na inflação, em alguns países os produtos da Apple atingiram valores fora do esperado e em alguns casos, surreais. Na Argentina, o iPhone 13 é vendido por 1.007.149 pesos, equivalente a R$ 42 mil.
Os valores exorbitantes e sem precedentes revelam que os problemas monetários vêm exigindo muitas restrições das organizações do governo local. Esse desequilíbrio é o motivo que leva os argentinos a fazerem reservas financeiras com a moeda nacional da Bolívia, tamanho o desespero da perda de poder de compra.
Crise financeira na Argentina
Sugestões para você
Atualmente, o nível de instabilidade econômica impacta a relação comercial com outros fornecedores, ocasionando desabastecimento em alguns mercados. As leis que restringem o acesso ao dólar configuram a necessidade de novas medidas para evitar desequilíbrios nos orçamentos familiares.
A pandemia de Covid-19 apenas aprofundou a emergência cambial que afetou o país, levando a críticas públicas ao governo. A guerra inflacionária aprofundou a desigualdade e, em apenas uma semana, a taxa de inflação aumentou 20%. Além dos bens duráveis, as compras de supermercado também começam a sofrer com a falta de oferta.
O preço dos telefones celulares, como o Iphone, é apenas um sintoma do descontrole da economia mundial que alguns países experimentam. O acesso a alimentos e necessidades básicas sofreu após a pandemia, mas alguns lugares estão perdendo produtividade. A crise econômica da Argentina é um alerta para o Brasil de que a alta inflação precisa ser controlada o mais rápido possível.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Marian Weyo/shutterstock.com