Home Geral Ministério da Agricultura treina fiscais da cerveja

Ministério da Agricultura treina fiscais da cerveja

by Logan Nelson

Entre 20 e 24 de maio, o Ministério da Agricultura (Mapa) promoveu o treinamento de um grupo de auditores na produção de cerveja para ampliar seu conhecimento. A capacitação ocorreu em formato híbrido.

O setor é responsável por quase 2% do Produto Interno Bruto do Brasil, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Em 2022, a produção nacional da bebida deve atingir 15 bilhões de litros.

Com o treinamento, o Mapa distribuiu conteúdos relacionados a inovações do setor, boas práticas de fabricação e interpretação de resultados de análises, entre outros. Ao todo, 70 servidores participaram. Deles, 53 em modo à distância, em tempo real. Os 13 restante fizeram o treinamento em modo presencial, na Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo.

-Publicidade-

O Mapa vem intensificando a fiscalização do setor para mitigar riscos ao consumidor, de acordo com Marcelo Mota, coordenador de fiscalização de vinhos e bebidas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal.

“Na prática, caso ocorra algum problema no processo, os riscos para a saúde do consumidor são minimizados”, explicou. Ele afirma que houve grande crescimento da atividade em variados portes e escalas de produção do setor.

Treinamento prático dos auditores da cerveja

O grupo treinado presencialmente em São Paulo visitou o Instituto da Cerveja do Brasil e uma indústria localizada em Guarulhos. A organização oferece capacitação para quem deseja empreender e se capacitar nesse universo das cervejarias. Na quarta-feira 22, os auditores fiscais estiveram no local e acompanharam diversas palestras sobre o tema.

Na quinta-feira 23, o grupo realizou uma visita técnica a um estabelecimento localizado na cidade de Guarulhos. Os auditores puderam conhecer de perto as instalações e a estrutura produtiva de uma fábrica de cerveja.

Related Posts