Home Geral Novo medicamento para derrames promete revolucionar tratamento

Novo medicamento para derrames promete revolucionar tratamento

by Logan Nelson

Um grupo de pesquisadores canadenses descobriu que existe um tratamento já disponível no mercado para outra função que também é eficaz para impedir o Acidente Vascular Cerebral. O AVC, conhecido também como derrame é o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro.

Em um estudo publicado nesta semana na revista científica The lancet, os pesquisadores mostram que o uso do medicamento Tenecteplase (TNK), uma droga usada para romper os coágulos formados no coração que geram os ataques cardíacos, mostrou ser um tratamento eficiente para impedir possíveis derrames.

De acordo com Bijoy Menon, um dos principais pesquisadores do estudo, os resultados obtidos na pesquisa são “verdadeiramente importantes” e “podem revolucionar o tratamento do AVC em todo o mundo.”

-Publicidade-

“O TNK é conhecido por ser um medicamento eficaz para dissolver coágulos”, afirmou o professor da Universidade de Calgary. “É muito fácil de administrar esse medicamento, o que o torna um divisor de águas quando os segundos contam para salvar as células cerebrais.”

Apesar do fácil manuseio do remédio, o TNK demora até uma hora para agir no cérebro e requer uma bomba de infusão que precisa ser monitorada pelas equipes médicas. “A bomba pode ser complicada na hora de transportar um paciente dentro de um hospital ou para um grande centro de AVC para tratamento.”

Para além dos desafios, o Tenecteplase pode ser administrado como uma única dose imediata para impedir o AVC, de acordo com Rick Swartz, clínico-pesquisador da Universidade de Toronto e neurologista de acidente vascular cerebral no Sunnybrook Health Sciences Center.

Related Posts