Home Economize Novos auxílios criados em 2022 podem ser derrubados pelo TSE

Novos auxílios criados em 2022 podem ser derrubados pelo TSE

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

TSE tem a autoridade de barrar o pagamento de novos projetos sociais criados pelo Governo faltando poucos meses para as eleições

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Neste ano, os brasileiros vão às urnas para escolher seus deputados, governadores, senadores e o presidente que governará o país de 2023 a 2026. Segundo as regras eleitorais, os governistas não podem criar auxílios sociais faltando poucos meses para a eleição. 

Teoricamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem a autoridade de barrar o pagamento de novos projetos sociais criados pelo Governo. As regras não são aplicadas para os programas já existentes. Benefícios como Auxílio Brasil e o vale-gás nacional não serão atingidos pois ambos foram criados no ano passado. 

Sugestões para você

PEC dos Benefícios

O Governo Federal trabalha para aprovar aumento nos valores pagos por programas sociais, e também para criar um auxílio de R$ 1 mil para os caminhoneiros. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Contando com a regra geral, o TSE pode não aceitar as liberações e o Governo Federal está ciente disso. Por isso, os membros do Ministério da Cidadania estão em uma série de reuniões para debater o assunto. 

Um setor do Governo aconselha que o Planalto aplique mais um período de calamidade pública. Já outro setor considera que a melhor coisa a fazer é encontrar brechas na legislação eleitoral e pedir autorização ao TSE. A terceira ala acredita que o melhor é não pagar mais nada, para que o atual presidente não corra o risco de ser prejudicado nas eleições. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Related Posts