Home Geral Observatório espacial registra chuva de meteoros em Gramado (RS); assista ao vídeo 

Observatório espacial registra chuva de meteoros em Gramado (RS); assista ao vídeo 

by Logan Nelson

Uma câmera do Observatório Espacial Heller & Jung registrou, nesta segunda-feira (18), uma chuva de meteoros em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do observatório, o equipamento foi instalado no GeoMuseu no domingo (17) e é o primeiro da cidade gaúcha.

Jung explica que o fenômeno que aparece no vídeo pertence à chuva de meteoros Kappa Cygnids, que ocorre sempre de junho a setembro, com pico por volta de 13 de agosto, junto com a maior chuva de meteoros Perseidas.

Registro da chuva de meteoros Kappa Cygnids feito pelo observatório

Registro da chuva de meteoros Kappa Cygnids feito pelo observatório Observatório Espacial Heller & Jung – Arquivo

O meteoro entrou na atmosfera terrestre a 115,5 km de altitude e foi extinto a 106,6 km. A duração foi de 1,318 segundo, e a magnitude aparente, que indica a medida do brilho a partir de um observador na Terra, foi de -0,39. Quanto mais brilhante um objeto aparenta ser, menor é a magnitude.

A nova câmera possui cobertura do céu no sudeste do Rio Grande do Sul e abrange até o oceano Atlântico.

O que é uma chuva de meteoros?

De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, os meteoros sempre acontecem e todas as noites é possível ver um. No entanto, a chuva de meteoros acontece quando é possível enxergar vários meteoros por hora na noite.

Langhi explica que isso ocorre porque a Terra, ao girar em volta do Sol, passa por rastros deixados por asteroides ou cometas no espaço. “São partículas pequenininhas, do tamanho de um grão de arroz. Quando elas atingem a atmosfera da terra, se queimam completamente. Isso são as chuvas.”

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

Related Posts