Home Geral Para evitar apagões, Califórnia recorre aos combustíveis fósseis

Para evitar apagões, Califórnia recorre aos combustíveis fósseis

by Logan Nelson

Em maio, o The Wall Street Journal informou que as operadoras de energia elétrica dos Estados Unidos estavam se preparando para apagões contínuos no verão. “Estou preocupado com isso”, disse o CEO da MISO, empresa do setor elétrico, ao observar que as companhias de energia verde estão lutando para produzir oferta suficiente para atender à crescente demanda. “À medida que avançamos, precisamos saber que, quando você coloca um painel solar ou uma turbina eólica, não é o mesmo que utilizar um recurso térmico.”

Quase dois meses depois, os motivos da preocupação se tornaram claros. Na sexta-feira 8, a Associated Press informou que a Califórnia — um Estado que tenta desesperadamente adotar as práticas ambientalistas — está recorrendo aos combustíveis fósseis para evitar apagões.

Uma proposta que o governador Gavin Newsom assinou recentemente põe o Estado no negócio de compra de energia, para garantir o abastecimento da população local. Mas os críticos argumentam que essa medida está em desacordo com os objetivos climáticos da Califórnia, porque abre o caminho para o Estado utilizar antigas usinas de energia movidas a gás natural.

-Publicidade-

Ao contrário da maioria dos Estados, a Califórnia obtém a maior parte de sua eletricidade — quase 60% — de fontes renováveis. Mas a Associated Press observa que o Estado não tem capacidade de armazenamento para despachar energia suficiente quando as fontes de energia fósseis não estão operando.

Leia também: “Alemanha se prepara para corte de gás natural russo”

Related Posts