Home Economize Por que não recebi a restituição do Imposto de Renda?

Por que não recebi a restituição do Imposto de Renda?

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Por alguns motivos, pessoas que enviaram a declaração de imposto de renda ainda não receberam a restituição. Veja se o seu caso é um deles.

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por alguns motivos, pessoas que enviaram a declaração de imposto de renda ainda não receberam a restituição. 

Para ter direito de receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte precisa preencher seus dados bancários antes da transmissão da declaração para a Receita Federal. 

Veja, a seguir, os motivos para você não ter recebido a sua restituição.

Não ter valores disponíveis 

Você pode não ter nenhum valor a ser restituído. Só pessoas que pagaram o imposto a mais receberão a restituição. Além disso, se você cadastrou uma conta onde você não é o titular e, sim, outra pessoa, o pagamento não será realizado. Ou seja, a transferência só é liberada para contas no nome do próprio contribuinte. 

Dados errados 

Sugestões para você

Você pode ter feito o preenchimento errado dos seus dados, como número da conta ou agência incorretos. 

Problema na hora de transferir do Banco do Brasil para sua conta

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado pela Receita Federal através do Banco do Brasil. Existem casos em que pode acontecer uma falha na transferência para a conta cadastrada – por muitos motivos –, levando o dinheiro de volta para a Receita. 

Consultando a sua declaração 

Para saber o real motivo que você não recebeu a sua restituição é preciso acessar o portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Ao acessar o portal, digite o seu CPF e o seu código de acesso. Depois disso, clique na aba  “Meu Imposto de Renda”. Dessa forma, você pode conferir suas informações relativas às declarações feitas nos últimos anos. 

Posteriormente, veja o extrato de processamento e procure a área  “Pendências de Malha”. lá você saberá qual o problema com a sua declaração. 

Mesmo que na área de “Pendências de Malha” não apareça nenhuma pendência, a Receita Federal enfatiza que isso não impede que, por causa de revisões anteriores, alguma pendência surgiu já que as informações são cruzadas continuamente. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ldutko / Shutterstock.com

Related Posts