Home Economize Primeira remessa da Carteira de Identidade Nacional é entregue

Primeira remessa da Carteira de Identidade Nacional é entregue

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a entrega da primeira remessa da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com registro único.

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutes

Na última segunda-feira (27), durante evento no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a entrega da primeira remessa da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com registro único. O anúncio do novo modelo havia sido feito em fevereiro e será usado o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número de identificação.

Desta forma, os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, estiveram entre os primeiros a receber o documento. Durante a cerimônia, cidadãos de outras unidades federativas que participaram do projeto piloto da CIN também receberam a nova carteira.

CIN

A carteira de identidade nacional será expedida em um único modelo, a partir de 4 de agosto, independentemente de qual estado seja produzida. 

Primeiramente, os cidadãos brasileiros que possuem CPF e residem nos seguintes locais poderão solicitar a CIN aos institutos de identificação de seu estado:

  • Acre;
  • Pernambuco;
  • Goiás;
  • Distrito Federal;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Santa Catarina; e
  • Rio Grande do Sul.

Já os outros estados poderão solicitar a emissão do novo modelo até março de 2023. 

Sugestões para você

Segurança

A nova identidade conta com um QR Code que pode ser lido a partir de qualquer dispositivo compatível, como um smartphone. Portanto, a confirmação da autenticidade do documento será facilitada, identificando se foi furtado ou extraviado.

De acordo com o governo federal, com essas alterações, a CNI será o documento mais seguro do país e um dos mais seguros do mundo. A versão física da CIN será gratuita, assim como a versão digital.

“O Brasil recebeu a classificação digital do melhor governo digital das Américas no ranking do Banco Mundial. De sétimo melhor governo digital do mundo e maior governo digital das Américas, à frente de Estados Unidos e Canadá”, afirmou o ministro Paulo Guedes.

Por conter o código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento, a carteira de identidade nacional, de acordo com o governo, passará a ser documento de viagem. Isso pois o código MRZ é o mesmo usado em passaportes.

Contudo, até o momento, o Brasil mantém acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios apenas com países do Mercosul. Entretanto, para outros países, continua sendo obrigatória a apresentação do passaporte.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução

Related Posts