Home Geral Primeiro navio zarpa de porto na Ucrânia com grãos

Primeiro navio zarpa de porto na Ucrânia com grãos

by Logan Nelson

Um navio de carga deixou o porto ucraniano de Berdyansk nesta quinta-feira, 30. A embarcação é a primeira zarpar depois que o local passou para o domínio dos russos.

Yevgeny Balitsky, um funcionário russo instalado na região, reportou a saída do navio, de acordo com a agência Reuters. “Depois de uma paralisação de vários meses, o primeiro navio de carga deixou o porto de Berdyansk”, escreveu no Telegram.

-Publicidade-

As agências de notícias russas TASS e RIA citaram Balitsky dizendo que o primeiro navio de carga a deixar Berdyansk estava transportando 7.000 toneladas de grãos para “países amigos”.

A Ucrânia acusou a Rússia de roubar grãos dos territórios que as forças russas tomaram, após a invasão iniciada no fim de fevereiro. O Kremlin negou que a  tenha desviados qualquer grão ucraniano. Ele afirmou que a embarcação de carga estava sendo protegido pela frota russa do Mar Negro.

No início deste mês, o ministro da Defesa da Rússia disse que os portos ucranianos de Berdyansk e Mariupol, controlados pelas forças russas, estavam prontos para retomar os embarques de grãos.

Juntas, Rússia e Ucrânia respondem por cerca de 30% das exportações globais de trigo. Países ocidentais acusam o governo russo de criar o risco de fome global ao impedir a Ucrânia de exportar grãos por meio de seus portos no Mar Negro. O governo russo nega a responsabilidade pela crise alimentar internacional, culpando as sanções aplicadas por Estados Unidos e União Europeia.

Related Posts