Home Economize Prouni do segundo semestre: quando começam as inscrições?

Prouni do segundo semestre: quando começam as inscrições?

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

A próxima oportunidade para os estudantes entrarem na faculdade está chegando. Confira quando abrirá as inscrições para o Prouni.

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com o encerramento das inscrições para o Sisu, os estudantes já estão atentos para a data de início do Prouni do segundo semestre. O Programa Universidade para Todos é a iniciativa do Governo Federal para facilitar o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior. 

Sobre a dúvida de quando começam as inscrições, o Ministério da Educação (MEC) informou que elas estão previstas para iniciar no final do mês de julho, mas ainda não divulgou uma data exata.

Requisitos para participar do Prouni no segundo semestre

Como o Prouni é destinado a estudantes de baixa renda, o programa exige alguns pré-requisitos dos candidatos interessados. Para concorrer a uma bolsa, é preciso preencher os critérios abaixo:

Sugestões para você

  • Ter feito o Enem 2021, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação;
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular na condição de bolsista integral;
  • Não possuir diploma de nível superior.

Como vai funcionar as inscrições para o Prouni?

O programa vai funcionar da mesma forma que foi no primeiro semestre. Os candidatos interessados em participar do Prouni devem realizar a inscrição no site oficial no período informado pelo edital.

Na inscrição, o participante pode escolher até duas opções de curso, em ordem de prioridade. O interessado deverá selecionar também o tipo de bolsa à qual irá concorrer:

  • Bolsa parcial – As bolsas parciais do Prouni cobrem 50%, ou seja, metade das mensalidades do curso de escolha do estudante. São destinadas para quem tem renda familiar bruta mensal entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.636);
  • Bolsa integral –  As bolsas integrais do Prouni cobrem 100% da mensalidade do curso e são distribuídas a candidatos que têm renda familiar bruta mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 1.818). 

Durante o período em que as inscrições estiverem abertas, os candidatos podem trocar as opções de curso quantas vezes julgar necessário. O que muda de um semestre para outro é a quantidade de vagas disponíveis e as universidades participantes. Essas informações também serão divulgadas próximo a data de abertura.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Related Posts