Home Geral Queda na produção do milho na 2º safra em Goiás

Queda na produção do milho na 2º safra em Goiás

by Logan Nelson
Compartilhe

Na manhã de quinta-feira (07), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou seu 10º levantamento da safra 2021/22, o de julho. De acordo com a entidade, Goiás deverá produzir 28.106,4 milhões de toneladas, um volume 14,18% maior que na safra passada. No entanto, se compara com o levantamento de junho, a volume estimado a ser colhido por Goiás foi reduzido em 31,5 mil de toneladas, ou -0,11%.

\/div>

Ainda em relação ao estado de Goiás, a Companhia reduziu mais uma vez estimativa de produção do milho 2ª safra. Agora a produção goiana do cereal alcançará 8.340,4 milhões de toneladas, correção de -0,18% em relação ao levantamento de junho. Em relação a produtividade, a estimativa foi de 4.795 kg/há, correção de -0,18, ante o levantamento anterior. A principal motivação para a queda na produção e na produtividade do milho safrinha em Goiás foi o estresse hídrico na fase reprodutiva e os ataques de cigarrinha, que levaram a cultura ao enfezamento e as demais doenças secundárias. 

Em relação aos dados nacional, o Brasil deve colher no ano agrícola 2021/21, 272,5 milhões de toneladas, uma produção 6,7% maior que na safra passada. Diferentemente do que ocorreu em Goiás, os dados nacionais tiveram um avanço na estimativa de produção de milho 2ª safra, agora a safrinha do país está estimada em 88,44 milhões de toneladas, 0,49% maior que a estimativa de junho. Caso confirmado a estimativa, esta será a maior produção de milho 2ª safra registrada em toda a série histórica. 

Assim como no milho, algumas outras culturas apresentaram um aumento na sua estimativa de produção neste novo relatório, com destaque para o Feijão 2° Safra (1,79%) e o Sorgo (1,1%). Vale ressaltar que todas essas culturas são de segunda safra, e que a principal motivação para essa recuperação diante do levantamento de junho, é pelas boas condições climáticas registradas para essas culturas.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Related Posts