Home Economize Receita Federal alerta sobre golpes em empréstimos: como se proteger?

Receita Federal alerta sobre golpes em empréstimos: como se proteger?

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Receita Federal alerta sobre golpes em empréstimos: como se proteger? Em quais casos isso pode acontecer? Saiba o que diz a Receita Federal

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um problema bem comum, e que muitos brasileiros estão vivendo neste momento, são os chamados golpes financeiros. E quando falamos de empréstimos, esse é um problema ainda mais sério. Afinal, em geral as quantias roubadas são maiores e também atingem pessoas mais velhas, como aposentados.

Então, seja por e-mail, mensagem de celular ou links, é cada vez mais fácil observar a crescente de golpes de empréstimos. E para alertar sobre o problema e o que fazer nesses casos, a Receita Federal dá algumas dicas.

Receita Federal alerta sobre golpes em empréstimos

Sugestões para você

Assim, segundo a Receita Federal, relatos recentes recebidos apontam para uma nova modalidade de golpe que envolve empréstimos. Nesse caso, as empresas dão a condição à vítima de apenas liberar o valor do empréstimo sob o pagamento do imposto IOF. Os golpistas chegam a fornecer documentos, como notificações e documentos de arrecadação falsos, induzindo a pessoa a pagar as taxas.

Dessa forma, quando o pagamento do suposto IOF é feito, geralmente através de transferências via PIX, o golpista some com o valor. Contudo, a Receita deixa claro que nunca fornece dados para recolhimento de tributos ou outras taxas. No caso do IOF, esse pagamento é feito unicamente através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Mas esse documento é pago pela instituição que fornece o crédito, e não pelo contribuinte.

Por fim, a Receita Federal esclarece também que as instituições de crédito nunca entram em contato com os contribuintes para cobrar esse tipo de pagamento. Se você desconfiar de algo ou for vítima de um golpe, procure uma autoridade policial com as provas e registre um boletim de ocorrência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: alphaspirit.it / Shutterstock.com

Related Posts