Home Economize Restituição do IR: confira o calendário de pagamentos

Restituição do IR: confira o calendário de pagamentos

by Logan Nelson

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Tabela de conteúdos

A Receita Federal deu início aos pagamentos da Restituição do Imposto de Renda no dia 31 de maio. Os repasses são divididos em cinco lotes. Contudo, dois já foram liberados aos contribuintes. Portanto, restam mais três lotes. 

De acordo com a Receita, somente nos dois primeiros lotes foram contemplados aproximadamente 7,63 milhões de brasileiros.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

O cronograma de restituição acontece conforme calendário abaixo:

  • 1º lote – 31 de maio
  • 2º lote – 30 de junho
  • 3º lote – 29 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 30 de setembro

Sugestões para você

Os pagamentos acontecem de acordo com a prioridade legal, sendo ela composta por idosos, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (PcD) e professores. Além dos lotes residuais, que contemplam contribuintes que caíram na malha fina em declarações anteriores, porém já acertaram as contas com o leão.

Agora os lotes serão pagos conforme a data da declaração do Imposto de Renda. Portanto, recebe primeiro quem declarou mais cedo.

Como consultar a restituição?

Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deverá realizar os seguintes passos:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Informar o CPF e a data de nascimento;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”; e
  • Clicar em “Consultar a Restituição”.

Pagamentos

Os pagamentos são feitos diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Este ano os contribuintes poderão receber a restituição via Pix. Entretanto, o crédito nesta categoria será efetuado apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração. Não serão admitidos chave aleatória, email ou telefone.

Caso o crédito não seja realizado, por algum motivo, a quantia ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, para reagendar o crédito dos valores, basta acessar o portal BB ou entrar em contato com a central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Related Posts