Home Economize Siga as regras do Detran e evite problemas ao tirar sua CNH

Siga as regras do Detran e evite problemas ao tirar sua CNH

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Mudanças feitas pelo Detran afetam diretamente o processo para tirar CNH

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) constantemente atualiza as suas normas e condições. Atualmente, as alterações acabam tornando o processo para emissão da habilitação mais didático, para que todos terminem o processo sabendo dirigir. Por este motivo, o objetivo é tornar o método menos burocrático e sem enrolação.

É importante lembrar que houveram grandes mudanças recentemente, então as novas regras já estão sendo aplicadas. Agora, já que esse tipo de informação não é amplamente exposta, por você estar desatualizado poderá ser pego de surpresa no meio do seu processo de tirar a habilitação.

É preciso sempre acompanhar as regras do Detran

Diante disso, é sempre importante observar as notícias referentes ao órgão em questão para entender quando você precisará aprender algo novo. Entretanto, é importante lembrar que algumas alterações são somente estaduais, em outras palavras, caso algumas regras tenham mudado, veja se é no departamento do estado em que você mora. 

Por este motivo é sempre recomendado verificar as regras com o Detran do seu estado, para que assim você garanta o máximo de informações.

Sugestões para você

Fim da obrigatoriedade do uso de simulador

O fim da obrigatoriedade do uso de simulador agradou muitas pessoas. Mesmo que tenha sido uma boa ideia, o simulador mostra a aptidão ou falta dela do motorista para dirigir. 

Então, muitas cidades, principalmente as pequenas e mais pobres, tiveram problemas para que esses aparelhos funcionassem. Além de ser um gasto a mais para quem precisa tirar a CNH (carteira nacional de habilitação), esses aparelhos não mais são necessários atualmente.

Redução na carga horária para as aulas práticas do Detran

Quando vai tirar a sua habilitação, o aluno precisa de um número mínimo de aulas práticas obrigatórias e isso está diretamente ligado à carga horária. Contudo, esse período foi reduzido em 2019, caindo de 25 horas/aula para 20 horas/aula na categoria B.

Isso significa que hoje em dia o processo de emitir a habilitação será mais curto e simples. Porém, como não é possível agradar a todos, é provável que algumas pessoas não se acostumem e digam que aprenderão bem menos, já que o período dedicado às aulas também foi encurtado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Reprodução / Itailuan dos Anjos (Ascom Detran-BA)

Related Posts