Home Economize Vai ficar mais fácil pagar a conta de luz NESTAS duas companhias

Vai ficar mais fácil pagar a conta de luz NESTAS duas companhias

by Logan Nelson
.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

A partir de agosto, a Light e Enel mudarão suas faturas de energia. Confira qual será a alteração e o que mudará para os clientes

.fb-comments,.fb-comments span,.fb-comments span iframe[style]{min-width:100%!important;width:100%!important}

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A partir de agosto, a Light e a Enel mudarão suas faturas de energia. Nas duas companhias, a mudança realizada será na inclusão do QR Code, que disponibilizará informações fiscais, que serão encaminhadas rigorosamente da base de dados do governo estadual do Rio.

De acordo com a Light, essa medida pretende atender à determinação legal da Sefaz (Secretaria estadual de Fazenda), para que a fatura de energia elétrica seja emitida como um certificado auxiliar de nota fiscal eletrônica. 

A nova fatura possui um design diferente e o QR Code ficará disponível na parte superior do boleto, depois dos dados do cliente. O novo modelo reforçará ainda mais a segurança na hora de emitir o documento e para fazer o pagamento. No site da Sefaz, será possível acompanhar a emissão da nota em todos os detalhes.

O que diz a Enel?

Sugestões para você

A Enel Distribuição Rio informou que por causa do QR Code na conta, o cliente terá mais transparência. Por causa dele, o cliente terá em mãos todos os dados da sua nota fiscal, diretamente do Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos, de forma ágil e prática. O novo modelo já está sendo disponibilizado aos poucos nas faturas de energia de todo o Brasil.

Agora, conforme a distribuidora, essa inclusão dos dados não mudará a forma de entrega da conta. Todas as informações que eram oferecidas aos clientes e os canais de pagamento serão as mesmas. E mais, todas as faturas continuam sendo em boleto, emitidos em nome da Enel ou do Banco do Brasil.

O que diz a Light?

A Light diz que o cliente receberá a sua fatura de energia com certas alterações em seu visual. A mudança mais importante é o QR Code da Nota Fiscal Eletrônica, na parte superior da fatura. 

Por causa dessa alteração, a conta de energia se tornará um documento com validade tributária assegurada pela assinatura digital da empresa. Diante disso as obrigações dos contribuintes serão simplificadas. Permitindo que o cliente acompanhe a emissão pelo Fisco e consumidor, para garantir mais segurança nos aspectos fiscais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Gabriel_Ramos / shutterstock.com

Related Posts